Ciência de Dados EAD: Saiba tudo sobre o curso

Ele pode ser dos mais diferentes formatos, como textos, números, imagens, áudio ou vídeo. Uma característica da programação é que existem repositórios digitais de funções e códigos. Neles, o programador pode encontrar novos comandos, tirar dúvidas sobre seu uso e aplicar no próprio trabalho. Desenvolvido pela Microsoft, esse recurso auxilia os gestores a organizar as informações obtidas sobre o negócio.

ciência de dados

Essas plataformas são hubs de software em torno dos quais todo o trabalho de https://blogdovalente.com.br/noticias/2023/12/curso-de-cientista-de-dados-porque-voce-deve-dar-este-passo/ ocorre. Uma boa plataforma alivia muitos dos desafios da implementação de ciência de dados e ajuda as empresas a transformar seus dados em informações de maneira mais rápida e eficiente. Ele se baseia em conceitos como o machine learning para criar novos padrões e encontrar recursos ou produtos novos. Seu papel tem um olhar para o futuro, interpretando as informações de agora com foco na criação de novas oportunidades para a empresa.

Principais aplicações da ciência de dados

Para qualificar continuamente seu trabalho e dar sequência ao seu desenvolvimento pessoal, é fundamental que o cientista de dados esteja sempre estudando novas tecnologias. Com base nos conhecimentos exigidos, dá para imaginar que um cientista de dados pode ser bem remunerado. Aqui, o cientista de dados pode trabalhar com um outro profissional muito importante, o engenheiro de dados.

  • Dentre os autores pesquisados para a constituição conceitual deste trabalho, destacaram-se Kampakis (2020), Godsey (2017), Skiena (2017), Corea (2019) e Chen (2018).
  • Embora haja uma sobreposição entre ciência de dados e análise de negócios, a principal diferença é o uso da tecnologia em cada área.
  • O que torna esse tipo de análise confiável é que ela não prevê os acontecimentos, mas aponta para o que pode acontecer se certas condições forem satisfeitas.

E com as vantagens de uma pós-graduação a distância, quem atua nessa área pode seguir se aperfeiçoando remotamente, de casa ou onde for mais conveniente, aliando o aperfeiçoamento profissional com a rotina de cada um. Em muitos casos, eles fazem parte desse processo de transformação, porém isso exige alto conhecimento e especialização. Seguir se desenvolvendo no âmbito acadêmico é o que permitirá que eles tenham as ferramentas adequadas para se destacar na profissão. A partir disso, ele é capaz de apontar padrões e indicar caminhos, fazendo previsões mais concretas. Com isso, gera relatórios e gráficos que indicam caminhos para a empresa funcionar de forma mais eficiente. Com isso, a área de Ciências de Dados se tornou mais relevante, por ser responsável por reunir essas informações e usar uma série de ferramentas para analisá-las, sendo capaz de fazer previsões mais eficazes que apoiarão a tomada de decisões.

O que é ciência de dados?

Ao acessarmos a internet pelo smartphone ou notebook, todos os nossos movimentos deixam rastros virtuais sobre nossas preferências de consumo. Tudo o que é postado, clicado e buscado na rede fica registrado e pode ser analisado. Um dado é o menor nível de abstração de uma informação, uma forma bruta de conhecimento que ainda não foi devidamente tratada para, de fato, fornecer algum insight.

ciência de dados

A partir das estatísticas, vem uma longa tradição de análise exploratória de dados, teste de significância e visualização. Dos domínios de aplicação nos negócios e nas ciências, surgem desafios dignos de batalha e padrões de avaliação para avaliar quando eles foram conquistados adequadamente. A curso de cientista de dados combina vários campos, incluindo estatísticas, métodos científicos, inteligência artificial (IA) e análise de dados, para extrair valor dos dados coletados em ambientes digitais. A inteligência artificial e as inovações de machine learning tornaram o processamento de dados mais rápido e eficiente.

Graduação, pós-graduação e cursos livres

Entre as capacidades da tecnologia estão verificação de sistemas recorrentes, chatbots, algoritmos de classificação e categorização de dados. O campo de trabalho como cientista de dados oferece diversas oportunidades para profissionais com formações em Engenharia, Ciências da Computação, Administração, Estatística, Economia e Física, entre outras áreas. Nesse contexto, a pós-graduação pode ser considerada uma opção viável para aqueles que desejam se especializar e ingressar nesse mercado. Esses profissionais foram se especializando e aprendendo conteúdos específicos de ciência de dados. Eles buscavam respostas para perguntas de negócio de suas áreas originais investigando os dados. O conhecimento que acumularam previamente ajudou no questionamento e na estruturação de hipóteses.

Quando um time conta com múltiplos cientistas, é essencial que todos tenham acesso aos processos e resultados. Nas empresas remotas, a nuvem contribui para esse cenário facilitado, enquanto protege as informações de potenciais invasões. Muitas empresas de tecnologia oferecem também benefícios como auxílio educacional ou até mesmo bootcamps e cursos próprios para seus colaboradores. Além de graduação, os estudantes interessados podem ampliar seu repertório com pós-graduações e cursos livres. Dessa forma, conseguem ofertar em seu currículo as estratégias características de um cientista de dados.

Procure uma plataforma que tire o peso da equipe de TI e da engenharia e facilite para os cientistas de dados criarem ambientes instantaneamente, acompanharem todo o trabalho e implementarem modelos facilmente na produção. Os algoritmos de software e machine learning são usados para obter insights mais profundos, prever resultados e prescrever o melhor plano de ação. Técnicas de machine learning, como associação, classificação e clustering, são aplicadas ao conjunto de dados de treinamento.


Posted

in

by

Tags: